Você tem uma empresa? Já anunciou em alguma mídia? Com certeza deve ter se perguntado, quem é seu público, a compreensão dele é fundamental para todas as ações desde a fabricação de um produto até a produção de conteúdos, por consequência trazendo novos clientes.

As mídias estão mudando, o modo de propaganda está em constante transformação e o Marketing cada vez está se preocupando com o consumidor, por isso todas as estratégias e táticas precisam ser do interesse do seu consumidor.

No entanto, para o Marketing Digital a definição de público-alvo não atinge exatamente o que o Marketing quer proporcionar para a empresa, há uma grande diferença entre público alvo e persona.

O público-alvo engloba um grande número de pessoas que têm interesses semelhantes, dentre eles pessoas com a mesma educação, classe social, gênero, nacionalidade, idade e comportamentos.

Exemplo:

Mulheres entre 20-25 anos, formação superior, classe B, emprego fixo.

Ainda usada por agências de publicidade e propaganda a definição de público-alvo pode deixar lacunas em um planejamento para o Marketing Digital, o estudo da persona é mais aprofundado, levando em consideração uma série de detalhes.

Por que criar uma persona?

O desenvolvimento de personas é fundamental para qualificar e direcionar as estratégias de Marketing Digital de resultados. Criamos personas para transmitir a mensagem certa para as pessoas, para obter melhores conversas e envolvimento com os novos consumidores.

Sem definir uma persona, é possível que em alguns casos a estratégia pode não funcionar você pode estar promovendo carnes para vegetarianos.

Com o desenvolvimento certo de uma persona o planejamento será capaz de desenvolver conteúdos e escolher as mídias certas que seu consumidor utiliza, por exemplo:

Seu consumidor só usa as mídias do Instagram, você irá realizar promoções em conteúdos nesta plataforma, convidando para ele usar outras mídias como o seu site, sua loja, etc.

As perguntas certas:

Para começar a projetar sua persona você precisará saber fazer as perguntas certas. Estas perguntas irão nortear a construção da persona ideal, com resultados reais, não só do fruto da imaginação.

O planejamento irá permitir que você conheça mais afundo seu cliente. Por consequência a melhor forma de começar é fazer as perguntas mais relevantes:

Para começar:

  • Quem é seu consumidor mais relevante?
  • Quantos anos?
  • Quais papéis sociais ele representa na sociedade?
  • No que ele trabalha?
  • Quais atividades mais comuns o seu potencial consumidor realiza?
  • Que tipo de assunto interessa para ele sobre o seu setor?

PROBLEMAS:

  • Quais questões preocupam seu consumidor?

OBJETIVOS:

  • Quais são suas principais responsabilidades?
  • Quais são seus principais objetivos?

DESAFIOS:

  • Quais são seus maiores desafios?
  • O que lhe impede de alcançar seus objetivos?

Depois de realizada essa pequena pesquisa, pode-se começar a planejar quais conteúdos em quais mídias você irá divulgar seu negócio.

Sabemos que isso é um pouquinho trabalhoso e para isso estamos aqui a Júpiter Digital é uma empresa de Marketing Digital que faz personas, calendários editoriais, postagens em todas as mídias, e-mail marketing, queremos lhe ajudar a conhecer melhor seu cliente.

Quer experimentar?

Entre em contato:

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